terça-feira, 26 de agosto de 2014

Foto de “osso” em Marte provoca discussão


Uma foto divulgada pela NASA provocou uma discussão agitada na semana passada. Muitos que a viram pensaram que se trata de um osso de fêmur, bastante grande. Porém, a NASA exorta calma e refuta essas especulações.
A fotografia foi divulgada pelo site da NASA em 21 de agosto. Logo depois, o site Ufo Blogger especulou que era “mais uma foto de um osso fóssil em Marte”. Outras duas, segundo o site, são uma coluna vertebral e um dedo, fotografados antes.
Contudo, segundo a própria agência espacial estadunidense, o objeto fotografado não é nenhum osso. “Visto pelo rover marciano Curiosity, esta pedra marciana pode ter o aspecto de um osso de fêmur. Os cientistas da equipe da missão acreditam que a sua forma é trabalho da erosão aérea ou aquática”, reza o comentário da NASA.
A vida que podia ter existido em Marte antes (e muito antes) não seria capaz, segundo os cientistas, de desenvolver organismos com ossos tão grandes: “Mesmo se a vida tivesse existido em Marte, as expectativas dos cientistas são que teriam sido formas de vida simples, chamadas de micróbios. Marte, pelos vistos, nunca teve bastante oxigênio na sua atmosfera e em outros locais como para abrigar organismos complexos. Portanto, não há muita possibilidade de ver fósseis grandes”.

Fonte: Voz da Rússia.